Dicas úteis e in(úteis)

Quer deixar seu bolo fofinho? Siga as dicas!

Você que está super animado e fica horas fazendo um bolo, com uma grande expectativa que o bolo cresça e fique fofinho, mas antes de terminar de assar, você abre o forno e vê que não cresceu, e pior, ficou embatumado! Não sabe onde errou?

1- Sempre prepare antes os utensílios e ingredientes, para que fique tudo de fácil acesso.

2- É sempre bom deixar os ovos, manteiga em temperatura ambiente, isso porque a manteiga fica com aspecto mais cremoso, facilita a incorporação dos outros ingredientes e deixa  massa aveludada. E as claras crescem mais estruturadas e firmes. Massa gelada com forno quente, isso não é bom!

3-Bata primeiro os ovos, com os líquidos na batedeira ou liquidificador. Depois, acrescente os secos, como a farinha, e misture na mão, o suficiente para ficar bem misturado. Você até pode bater com a farinha na batedeira, mas não bata demais.

4- Verifique a validade do fermento, uma dica para ver se o fermento está ativo é colocar um pouco de vinagre num copinho e despeje um pouco de fermento, se borbulhar, é porque está bom.

5- Verifique a temperatura do forno, nem morno nem quente demais. 

6- Jamais abra o forno antes de 30 minutos! O bolo precisa assar o suficiente, quando estiver dourado por cima, aí sim!

7- Não coloque farinha demais, siga exatamente a quantidade da receita, a massa não pode ficar nem rala, nem muito grossa, quase virando uma massa de pão. 

8-Amido de milho! Use-o! A cada 2 xícaras de farinha de trigo, coloque uma de amido. Isso ajuda  a deixar o bolo fofinho, claro, depois de seguir as dicas anteriores!

Essas dicas são baseadas na minha experiência, se você conhece outra, conte-nos!

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário