quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

A cozinha italiana

         
                 
  Toscana, ao norte, predominando pratos de carne,  feijão e alcachofra.

Longe da sofisticação de outras cozinhas, este pequeno país, não menos significante, possui uma das mais ricas e apreciadas culinárias do mundo. O motivo: a preservação de conhecimentos intrínsecos que se perpetuam de geração  em geração,  o uso de ingredientes frescos e locais, a diversidade edafo-climática (clima e solo) e, o  mais importante, o amor arraigado às pessoas pelo simples ato de cozinhar.
A gastronomia italiana é mais antiga que o próprio país.  A itália é dividida em 20 regiões e, sendo assim, existem mais cozinhas regionais do que uma única identidade que cubra o país todo.
A versatilidade da cozinha italiana oscila entre a variedade do norte e a rusticidade do sul. Por conseguinte,  pode-se considerar que o norte é mais rico com claras influências centro-europeias, são a terra dos risotti, dos gnocchi (nhoques) e da polenta. Como por exemplo as regiões da Emilia-Romagna,  produzindo o presunto parma o queijo  parmesão, a mortadela de Bolonha entre outros, e a Toscana,  predominando carnes e alcachofra. Já ao sul, a cozinha herda traços do campo, predominando o azeite de oliva, as verduras, ervas frescas, massas e pizzas. Como  por exemplo, a região da Puglia há antepastos de mariscos e verduras, e em Campania, o tomate, espaguetes e as famosas pizzas. Contudo, carnes e pescados fazem parte dos pratos principais cotidianos de uma forma geral.
Por fim, uma regra que é ouro, na Itália ou em qualquer outra culinária: menos é mais.


Texto: Erick Leão

Nenhum comentário:

Postar um comentário